O Que é Uma Bolsa de Valores?

Uma bolsa de valores nada mais é do que um grande mercado onde são negociados os pedaços dessas empresas. Lá donos de ações oferecem seus pedaços, e aqueles que estão buscando comprar podem adquirir.

Para uma empresa ser listada na bolsa de valores, ou seja, entrar no cardápio de opções, ela precisa cumprir alguns critérios, que envolvem tornar suas informações financeiras públicas, para que todos tenham a possibilidade de analisar os números dessas empresas, para decidir se irão investir nelas ou não.

A razão para que uma empresa decida ser listada em bolsa é basicamente para buscar dinheiro para financiar seu crescimento.

Imagine que você seja dono de uma empresa que vende pneus. Você tem 2 lojas e quer abrir uma terceira. Atualmente você é dono de 100% da sua empresa, que tem um valor total de 150 mil reais.

Para você abrir uma terceira loja e expandir seu negócio, você precisa de pelo menos 50 mil reais, e a expectativa é que depois dessa loja abrir, a sua empresa terá um valor total de 400 mil reais.

Ou seja, você precisa de 50 mil, para aumentar o valor da sua empresa de 150 para 400, porque esse investimento vai aumentar suas vendas, e consequentemente o valor geral da sua empresa.

O que você decide fazer é então dividir sua empresa em 10 pedaços. Cada pedaço valendo 15 mil reais. Então você decide colocar 4 desses pedaços à venda, em uma bolsa de valores.

A partir de agora então os compradores podem se tornar seus sócios, comprando um pedaço por 15 mil reais.

Você vendeu esses 4 pedaços, que no total deu 60 mil reais, e iniciou a expansão da sua empresa. Esses pedaços saíram da sua mão, e foram para a mão dos investidores, e em troca você recebeu o dinheiro.

Passou-se um tempo e deu tudo certo, a loja nova está aberta e faturando como você esperava. Agora a avaliação total da sua empresa é de 400 mil, como você esperava. Ela segue dividida em 10 pedaços, cada pedaço valendo 40 mil reais. Você é dono de 6 desses pedaços, que agora dão um total de 240 mil reais. Os outros 4 pedaços estão divididos um para cada investidor, que pagaram 15 mil, e hoje essas ações valem 40 mil cada.

Isso é basicamente o funcionamento de um mercado de ações.

Hoje, cada dono desses pedaços pode livremente vender ou comprar mais pedaços, dessas ou de qualquer outra empresa. O mercado de ações de maneira geral é extremamente líquido, isso significa que sempre tem alguém disposto a vender e sempre tem alguém disposto a comprar.

A negociação é em tempo real, e você passa a ser dono ou deixa de ser dono de uma empresa em segundos.

Movimentação de Preços na Bolsa de Valores

Essa movimentação de compra e venda vem de certa forma da análise individual dos investidores sobre o preço justo de uma ação, ou seja, o preço justo de um pedaço da empresa.

Um exemplo:

Imagine que você é dono de um desses 4 pedaços dessa empresa de pneu. Você comprou ela por 15 mil, e hoje ela vale 40 mil. Na sua análise você entendeu que esse é o valor máximo que essa ação pode atingir, ou seja, essa empresa não vai crescer mais. E então você decide vender essa ação por 40 mil. Por outro lado, sempre terá alguém apostando que na verdade esse pedaço irá se valorizar ainda mais, e então ele decide comprar esse pedaço por 40 mil.

Muito além do real valor de uma empresa, o preço de uma ação varia muito principalmente da expectativa geral e impressão que as pessoas têm dessa empresa.

Vou te explicar:

O valor total de uma empresa é a soma de tudo aquilo que ela possui hoje: estoque, dinheiro em caixa, o prédio onde ela funciona, os carros, e também a expectativa de lucros que ela terá com as vendas dos produtos ou serviços que ela venderá em determinado período no futuro.

Vamos voltar para empresa dos pneus. Somando tudo o que essa empresa tem hoje e suas expectativas de lucro, o valor dessa empresa hoje é de 400 mil. Sendo assim, como ela está dividida em 10 pedaços, cada pedaço vale 40 mil.

Acontece que, os preços que esses pedaços serão negociados não têm somente a ver com a avaliação que nós acabamos de fazer, que nos disse que a empresa vale 400 mil.

O valor desses pedaços será diariamente atualizado conforme principalmente quais são as expectativas de resultado dessa empresa no futuro.

Por exemplo: você é dono de um pedaço, que vale 40 mil. De repente sai uma notícia que os carros serão obrigados a ter 2 steps ao invés de 1. Ou seja, o país inteiro será obrigado a comprar pneus. A expectativa que empresas de pneus cresçam e tenham muito mais lucro no futuro aumenta de uma hora para outra. De uma hora para outra aparecem centenas de compradores interessados em comprar esse pedaço de você, pois a expectativa agora é que esse pedaço se valorize consideravelmente.

Essa pressão feita por muitos compradores buscando esse produto, ou seja, essa ação, faz com que essa ação se valorize. E não atoa, afinal, se realmente essa lei for aprovada, de fato lojas de pneus terão um bom período de vendas pela frente.

Antes mesmo da empresa que você é dono de um pedaço fazer uma venda a mais, o seu pedaço já valorizou consideravelmente.

Hoje, como a expectativa de lucro dessa empresa aumentou, o valor dela também aumentou, de 400 mil para 800 mil.

Cada pedaço vale agora então 80 mil. Imagina a felicidade de quem comprou quando estava valendo 15?

Passa mais um tempo, e essa lei que estava praticamente aprovada, sofre uma reviravolta e é reprovada no governo. A expectativa de vendas que essas empresas teriam foram por água abaixo. Agora, quem é dono desse pedaço, sabe que provavelmente ele deixará de valer 80 mil logo logo. Ele pode voltar a valer 40 mil, ou pode passar a valer ainda menos. Devido à expectativa anterior de crescimento, a empresa expandiu, contratou, comprou estoque, e agora está em uma situação complicada.

O que acontece agora é que todo mundo tenta ser esperto e vender pelo maior preço possível. Começa então uma pressão grande de venda! Ninguém quer comprar, então o preço vai abaixando, assim como vai abaixando também a expectativa de venda dessa empresa.

CONTEÚDO EM DESENVOLVIMENTO, NOVIDADE EM BREVE!

Live Exclusiva: Comprar Imóveis ou Investir em Ações? Descubra a Melhor Opção para 2024!

Não perca essa oportunidade! Deixe seu e-mail abaixo para ser avisado sobre a live e receba um lembrete exclusivo no dia do evento. Além disso, inscreva-se no nosso canal no YouTube para mais conteúdos como este!