Investimento Passivo
Imagine o seguinte cenário:
Uma rua no centro da cidade, onde tem dezenas de comércios. Advogados, médicos, lojas de roupa, lojas de sapato, mercado, açougue, farmácia, tatuador, massagista e por aí vai.
Agora imagine que cada uma dessas empresas tem um valor. O valor dessas empresas tem a ver com o quanto ela fatura, o quanto ela tem lucro, o valor das mercadorias que ela tem no estoque, o valor do prédio, da marca, e por aí vai.
Vamos usar como exemplo, no dia de hoje:
O mercado Bom Preço vale 100.000
O mercado Sacola Cheia vale 150.000
A loja de roupa Serena vale 80.000
A loja de eletrônicos Eletrofuturo vale 50.000
Vamos imaginar que cada uma dessas empresas seja dividida em 10 partes iguais:
Mercado Bom Preço: 100.000 = 10 partes de 10.000
Mercado Sacola Cheia: 150.000 = 10 partes de 15.000
Loja de roupa Serena: 80.000 = 10 partes de 8.000
Loja de eletrônicos Eletrofuturo: 50.000 = 10 partes de 5.000
Continuando a história, chega no centro dessa cidade um investidor ativo, em uma Mercedes, vestido de terno, e decide que ele vai analisar todas essas empresas para decidir em qual ou quais delas ele vai investir.
Ele passa semanas observando o movimento das lojas, conversando com os clientes, com os donos. Ele analisa os números das empresas, vê qual é a lucratividade de cada uma e etc.
O trabalho dele precisa ser chegar à conclusão de quais empresas ele vai investir.
Investir significa que ele vai comprar uma ou mais partes das empresas que ele escolher.
A ideia dele é que ele compre elas pelos preços que elas estão valendo hoje, mas com a expectativa que elas passem a valer mais no futuro.
Se ele comprar, por exemplo, um pedaço da loja de roupa Serena, hoje ele vai pagar 8.000 no pedaço. A esperança dele é que com o tempo, esse pedaço se valorize, e no futuro ele venda por um preço maior do que pelo qual ele pagou.
E como o preço do pedaço dele pode se valorizar? Basicamente, se a loja de roupas Serena se valorizar como um todo. Se no futuro essa loja começar a vender mais, lucrar mais, e quem sabe expandir, o valor dela total, de maneira geral, se valorizará, e como consequência, o pedaço que esse investidor comprou irá se valorizar também.
O investidor fez a sua escolha. Após semanas de intenso trabalho, ele decidiu comprar 1 pedaço do mercado Bom Preço, e por isso ele pagou 10.000.
Agora ele é dono de uma ação da empresa mercado Bom Preço, ou seja, ele é dono de um pedaço do mercado Bom Preço. Tudo que acontecer no futuro com esse mercado, irá se refletir no preço geral do mercado, e consequentemente no preço da ação, ou, do pedaço que o investidor comprou. Como eu disse, após semanas de investigação, ele entendeu que o mercado Bom Preço irá crescer, e valerá muito mais no futuro, e por consequência a ação dele também. E quando o futuro chegar, ele vende essa ação, recupera o valor que ele investiu, e fica com o lucro no bolso.
Exemplos de Resultados de Investimentos
Dez anos se passaram e foi isso o que aconteceu na cidadezinha:
O mercado Bom Preço, no qual o investidor decidiu investir, faliu e ele perdeu os seus 10 mil reais.
O mercado Sacola Cheia cresceu demais, conquistando todos os clientes do mercado Bom Preço, e agora ele vale no total 580 mil! Lembre-se que antes ele valia 150 mil, ou seja, agora ele vale 430 mil a mais. Cada pedaço desse mercado valia 15 mil reais, e hoje vale 58 mil reais.
A loja de roupas Serena também teve um certo crescimento, mas bem abaixo do esperado. Antes ela valia 80.000, e hoje ela vale 120.000. Cada ação, ou, cada pedaço, que antes custava 8 mil, hoje custa 12 mil.
Por último, a loja Eletrofuturo, que antes valia um total de 50 mil, cresceu pouquíssimo, sendo avaliada hoje num valor total de cerca de 60 mil reais. Quem tivesse comprado um pedaço da Eletrofuturo teria pago 5 mil, e hoje poderia vender por 6. Não teve um prejuízo, mas esse lucro não serve para praticamente nada, por causa da inflação, que eu vou explicar com mais detalhes à frente.
A grande lição dessa história é a seguinte: Se você somar o valor de todas essas empresas lá atrás quando o investidor visitou a cidade, juntas elas valeriam 380.000 reais. Dez anos depois, o valor de todas essas empresas somadas, mesmo considerando que a empresa mercado Bom Preço tenha falido, é de 760 mil. O valor somado de todas essas empresas dobrou de tamanho. É claro que o grande destaque desse crescimento vem do mercado Sacola Cheia. O valor dele é quase 3 vezes maior, e se o investidor tivesse apostado nele, teria feito uma baita de um negócio.
Erros Comuns dos Investidores Iniciantes
O erro do investidor iniciante, e muitas vezes de investidores nem tão iniciantes assim, é achar que ele pode prever o futuro, e pode ser capaz de escolher sempre ações como essa do mercado Sacola Cheia.
No pior cenário, ele acaba escolhendo uma empresa ruim que quebra e ele perde todo o dinheiro, e num cenário um pouco menos pior, ele acaba escolhendo empresas que não quebram mas que também não crescem significativamente, e deixa de colher resultados como empresas como a mercado Sacola Cheia.
E se eu tiver falar que tem uma solução para isso?
O Problema de Escolher Empresas Individualmente
O grande problema de escolher empresas de maneira individual para investir, ou seja, ser um investidor ativo, é que além de ele ter de ter uma capacidade analítica excelente, ele também precisa contar com a sorte. Ele precisa torcer para que tudo aquilo que conseguiu prever, realmente aconteça. Ele precisa ter a sorte de que nada fora do planejado aconteça. Porém todos nós sabemos que é impossível prever o futuro, e logo investir dessa maneira te coloca em posição em que algo totalmente fora do seu controle pode determinar seus resultados.
O que dizer de investidores que escolheram investir em empresas de locação de vídeo, por exemplo, há algumas décadas atrás? Um negócio que era super lucrativo, e que hoje nem existe mais. Ou o que dizer de investidores que decidiram apostar em empresas que eram concentradas em certos países que de repente sofrem com distúrbios políticos, sociais, ou econômicos, e que acabam comprometendo completamente o resultado dessas empresas?
Além disso, pense que mesmo que você escolha uma empresa de um setor que continue crescendo, em um país que não te atrapalhe, você pode por exemplo simplesmente não ter acertado na empresa certa, e outra toma o lugar e a empresa que você escolheu acabe falindo.
Para você entender isso melhor, antes você precisa saber como funciona a bolsa de valores.
Live Exclusiva: Comprar Imóveis ou Investir em Ações? Descubra a Melhor Opção para 2024!
Não perca essa oportunidade! Deixe seu e-mail abaixo para ser avisado sobre a live e receba um lembrete exclusivo no dia do evento. Além disso, inscreva-se no nosso canal no YouTube para mais conteúdos como este!