a arte de guardar dinheiro

Passo 4: supere a fantasia

Eu acabei de dizer que sucesso financeiro é relativo, mas agora preciso ir de certa maneira um pouco contrário ao que acabei de dizer.

É preciso entender que existem alguns objetivos financeiros que não são relativos; ou seja, são fundamentais para todos. Para esses casos, é necessário ter a humildade e a sabedoria de buscar aprender com aqueles que tiveram sucesso nessa arte.

E como buscar esse conhecimento? Do mesmo jeito que você buscou o autoconhecimento: através da observação. Recomendo que observe duas coisas: grandes homens e mulheres da história, que tiveram sucesso financeiro e cujos princípios estão registrados em livros, filmes, documentários.

Desses materiais, você pode tirar inspiração, orientação e suporte para criar princípios que funcionem para você.

Mas além de olhar para esses grandes homens e mulheres, te convido a olhar para aqueles próximos de você. Alguém da sua família, do seu bairro, da sua cidade, que teve sucesso financeiro. Suspeito que, na verdade, esses últimos têm muito mais a te ensinar, pois estão próximos da sua realidade, dos seus desafios e dos seus objetivos.

Dentre esses objetivos que considero universais, ou seja, que todos deveriam buscar, o mais primordial é: aprender a guardar dinheiro.

Você não precisa de um motivo específico para guardar dinheiro. Guardar dinheiro é, em si mesmo, uma boa prática. Conheci muitas pessoas durante minha vida que eram excelentes ganhadores de dinheiro, mas péssimos poupadores.

A verdade é que saber ganhar dinheiro não tem nada a ver com saber guardar dinheiro. E, para suceder financeiramente, é fundamental aprender a poupar.

Como citei anteriormente, eu tinha duas grandes fantasias. A primeira era que eu precisava mudar de país para minha situação financeira melhorar, e a segunda era que eu precisava arrumar um emprego melhor, ou seja, ganhar mais dinheiro.

Infelizmente, essa fantasia não é só minha. Conheço muitas pessoas que partilham da mesma ideia e deixam de lado toda e qualquer ação de controle e gerenciamento do orçamento atual, esperando que um aumento na renda irá, como em um passe de mágica, normalizar toda a sua situação financeira.

Essa fantasia, em alguns casos, só chega ao fim quando de fato o aumento de salário acontece, e, junto com ele, a desorganização financeira cresce ainda mais. Esse foi o meu caso, e a minha decisão foi ser humilde e entender que talvez o problema fosse o jeito que eu gastava, não o quanto eu ganhava.

Porém, como disse, isso só acontece em alguns casos. O que é muito mais comum é a pessoa se ver em situação de desorganização financeira, mesmo com um salário maior, e ainda assim achar que precisa ganhar mais.

Se você observar homens e mulheres que sucederam financeiramente, na grande maioria dos casos, encontrará um alto nível de simplicidade e austeridade. Austeridade é uma palavra bonita, mas o que ela quer dizer é que esses homens e mulheres levam muito a sério o gerenciamento de suas economias. Tratam o suado dinheiro que ganham com o devido respeito.

Se você quer saber por onde começar, eu diria que precisa ter dinheiro guardado para garantir que consiga pagar suas despesas mensais por, no mínimo, 6 meses. Ou seja, se o seu custo mensal é de 2.000 libras, você precisa ter no mínimo 12.000 em uma conta bancária de acesso imediato.

Esse dinheiro vai te proteger caso algo inesperado aconteça e você perca sua renda por um determinado período de tempo. Nesse caso, essa poupança servirá para que você continue honrando seus compromissos, sem a necessidade de mudar seu estilo de vida, pedir dinheiro emprestado ou se endividar.

Também irá te proteger caso não perca sua renda, mas algo inesperado aconteça e você tenha que lidar com uma despesa não prevista. Uma reforma, um acidente, um problema de saúde, uma visita de emergência ao Brasil, por exemplo. Ter essa poupança te deixará pronto para lidar com emergências que, por si só, já são estressantes, mas pelo menos você terá o alívio de ter o dinheiro, e a questão financeira não será mais uma dor de cabeça.

O interessante para mim é que, além da proteção externa e material que essa poupança garante, o mais importante são os benefícios mentais e emocionais que ela proporciona. Fica muito mais leve viver sabendo que você está protegido.

Guardar dinheiro é fundamental, e se você quer aprender como fazer isso, leia o próximo passo.

O QUINTO PASSO: AS REGRAS DE OURO PARA ALCANÇAR O OURO

Live Exclusiva: Comprar Imóveis ou Investir em Ações? Descubra a Melhor Opção para 2024!

Não perca essa oportunidade! Deixe seu e-mail abaixo para ser avisado sobre a live e receba um lembrete exclusivo no dia do evento. Além disso, inscreva-se no nosso canal no YouTube para mais conteúdos como este!

como posso te ajudar?